terça-feira, 11 de setembro de 2007


United States under attack!
Todas as estações televisivas não ficaram indiferentes a tamanho notícia. No dia 11 de setembro de 2001, dois aviões destruíam as torres gémeas do complexo de World Trade Center, em Nova Iorque. Outro avião embate contra o Pentágono e um terceiro, que muito provavelmente tinha como destino Washington, foi abatido perto de Pittsburg. O mundo ficou perplexo. Os EUA estavam a sofrer um ataque. E esse mesmo ataque transmitido pela televisão, ao vivo, e assistidos por pessoas em todo o mundo.
      Os ecrãs mostraram os prédios incendiados, sem que fosse possível conter tamanha tragédia, os apresentadores das emissoras de televisão tentavam explicar o que parecia inexplicável: dois aviões haviam se despenhado contra o símbolo maior do capitalismo  dos EUA e outro destruíra parte do Pentágono (Forças Armadas dos EUA). Os aviões que intervenientes no maior ataque terrorista da História mostraram que as defesas do Estado mais poderoso do mundo não eram tão impenetráveis quanto se pensava. Quantos mortos? As primeiras notícias chegaram a apontar cerca de 6 mil vítimas. Quem tinha feito aquilo? Osama bin Laden, respondeu ao governo Bush, indicando o fundamentalista saudita como principal suspeito de ser o mentor dos atentados em New York e Washington.
“Confia no Senhor de todo o teu coração”, assim como uma criança confia no seu pai. “Não se turbe o vosso coração”, disse Jesus, “credes em Deus; crede também em mim” (João 14.1). Descanse no Senhor, mesmo não compreendendo a situação actual. Creia que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm. 8). in Bíblia Sagrada.

Em quem confiar no meio do "caos"
A confiança em Deus não elimina a oração. Antes pelo contrário, é por confiarmos no Senhor que levamos a ele os nossos pedidos. Em seguida, precisamos aprender a usufruir o descanso que a confiança proporciona. A criança confia no pai e por isso descansa, não se preocupando com o alimento do dia seguinte.

Quando entramos num transporte público e adormecemos, estamos a confiar a nossa vida aos cuidados do motorista. Confiemos em Deus, entregando-lhe a direcção da nossa existência. Confiança é um dos aspectos da fé. Contudo, confiar é mais do que crer. Confiar é entregar-se.

O descanso daquele que confia não deve ser confundido com negligência. A confiança no Senhor não serve como desculpa para a nossa preguiça. A fé conduz à acção e não à inércia. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e depois descansar em Deus, confiando que ele cuidará daquilo que nós não podemos fazer.
Concordo plenamente com a frase de uma amigo, "Deus só actua quando não nos é impossível fazer mais".

A razão do que está doente é que a morte é certa. Pela fé buscamos a cura.
A razão pode pode produzir desespero. A fé é produz esperança.
A razão avalia as circunstâncias. A fé é baseada na palavra de Deus.
A razão anuncia derrota. A fé proclama a vitória.

Sem comentários: