segunda-feira, 17 de setembro de 2007

CONSCIÊNCIA E CONSEQUÊNCIA
 

Diariamente somos submetidos com questões de consciência. Impera a necessidade de escolher entre o que agrada a Deus e o que apela aos nossos próprios desejos, que quase sempre se revelam egoístas.
Os líderes do mundo podem ser tentados pelo suborno e a tomarem decisões imorais, subordinados são solicitados para alterarem valores ou a arquivar relatórios falsos. Os estudantes muitas vezes são sujeitos tentações para copiarem sendo uma forma de enganar.
Como indivíduos com boa formação educacional encaramos estas situações na nossa via diária que são autênticos testes à consciência e de maior importância se tornam quando somos Cristãos. Ajudam-nos a ver se somos sérios no que concerne à integridade que Deus espera de nós. Sabemos que as nossas opções terão consequências boas e más, mas o verdadeiro teste vem quando temos que decidir o que fazer.
Qual é a maior salvaguarda de tomarmos decisões erradas? Confiar que Deus tem cuidado de nós quando optamos pelo que está correcto, a despeito das consequências.
Em Daniel 3, Sadraque e os amigos tomaram a decisão de não se curvarem diante da imagem de ouro. Eles ousaram desobedecer ao rei porque confiavam em Deus. Disseram que mesmo que o Senhor não os livrasse, ainda assim confiariam n’Ele in Bíblia Sagrada (vs.17,18).
Quando nos deparamos com questões de consciência, também podemos fazer o que está certo – e deixarmos as consequências com Deus.
Se a palavra de Deus guia a tua consciência, deixa que a consciência seja o teu guia.
(adaptado)

Sem comentários: