terça-feira, 7 de outubro de 2008

Corpo de Cristo: você é fiel a ele?


Há algum tempo tenho observado algumas igrejas e alguns ministérios. É-me perceptível que muitos têm perdido a visão do verdadeiro significado do “Corpo de Cristo”. São feitas tantos esboços; previsão de quantos membros e almas a igreja tem como objectivo alcançar. Quantos CDs serão gravados, se se grava ou não CDs, e esvanece-se a visão sobre o Reino, sobre o que realmente é valor acrescentado.

Há movimentos que defendem uma ideia “cristã”, uma visão de “servir”, mas não trabalham em equipe, os valores cristãos, com os membros: carácter, orgulho, inveja etc., esses não são trabalhados. Questões que envolvem esses valores e que de forma muito subtil, tem se infiltrado em pequenos e grandes grupos, e como uma virose, tem contaminado a muitos irmãos e destruído amizades.

Unidade. Um corpo com muitos membros, por vezes dá ate a entender que o corpo é defeituso, pois parece que tem membros a mais. Muitos mesmo.

Cada um dos membros tem o seu papel, seja grande ou pequeno, mas fundamentalmente todos, com sua importância. O dedo mindinho do pé, embora tão pequeno, às vezes não tão bonito ou visível, tem seu funcionamento no corpo que, sem ele, o corpo fica incompleto. O corpo passa a sofrer junto.

Corpo de Cristo. Um organismo vivo que depende dos membros; não funciona sozinho. O corpo depende do coração. O corpo depende de pés e mãos. O Corpo depende do cabeça: Cristo.
Entendo que, quando partimos a Ceia do Senhor, não participamos porque “não estamos em pecado” ou não temos falta com alguém. A Ceia é para que participemos do Corpo repartido entre nós, ou seja, participo da ceia do Senhor, porque ando em unidade com meu irmão e dependo dele e ele de mim para que a obra do Senhor cresça. Eu e meu irmão somos um e o Senhor é o Cabeça.

Uma vez num seminário, uma professora comentou algo que o Senhor tinha lhe tinha falado e aquilo marcou-me muito. O Senhor disse: “O Corpo está paralítico porque não obedece ao cabeça, Cristo”. Isso é muito forte e serviu para nos acordar naquele momento, talvez, de apatia ou de desprezo para com a obra de Deus e com os seus servos.

Em Efésios 4, uma excelente passagem acerca do chamado de Deus para o Corpo de Cristo. O próprio Senhor escolhe quem quer para as obras diversas. Viver em paz e em unidade no Espírito uns com os outros é um nível profundo para chegar a estatura de varão perfeito (Efésios 4.13). A questão é como poderemos chegar a esta estatura, que é Cristo, se vivemos em pé de guerra com os outros membros do Corpo? Se aqui na Terra, não conseguimos perdoar e estar lado a lado dos nossos irmãos, ajudando-o, amando-o, apoiando-o, como é possível desejarmos estar com o Senhor nos céus?

Talvez você possa se identificar algumas destas situações. Por exemplo: a igreja deseja realizar uma actividade com todos os ministérios que ela tem, porém não apresenta a visão da actividade ou do projecto que deseja realizar. Pode ser uma visão da própria igreja, mas acredito ser importante, ao reunir com os envolvidos, compartilhar a visão para que todos possam ser inseridos no projecto e assim estarem todos focados em um só propósito JESUS CRISTO É O NOSSO PROPÓSITO!

Já ouviu aqueles irmãos que chamam o Corpo de Cristo do “meu ministério?”. Você quer sugerir algo para melhorar alguma área da igreja, e você sente nas entrelinhas que não é bem vindo ali porque “é meu ministério”; “sou o líder e sei como lidar com isso”. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo (Cl 2.17).

Você foi chamado para desempenhar algo que é do Senhor. Nenhum dom ou talento vem de nós mesmos. O Senhor nos presenteou com algo. Você e eu somos importantes no Corpo e sem você e eu, o corpo fica incompleto.

“Todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus”. (Ef 2.19). O Corpo, a obra, o ministério são de Jesus Cristo. O Senhor quer que, como Corpo, cresçamos. Somos mordomos do Senhor, e o mordomo cuida com todo o cuidado e zelo, daquilo que seu senhor o confiou. O Corpo não é nosso, apenas fazemos parte dele. Deus confia em nós para que realizemos perfeitamente e fielmente nossas funções, a fim de que o Corpo não adoeça.


Sem comentários: