quarta-feira, 26 de setembro de 2007

LIBERDADE / FREEDOM


Liberdade, o ideal de liberdade é uma força que impele o ser humano a não privar-se e prosseguir seu caminho, mesmo com todas e mais algumas adversidade que surjam. Mas a liberdade tem significados diferentes: preso é ver-se livre do cativeiro; os adolescente querem os velhos ao longe; para apaixonados é a possibilidade de amar sem restrições... A liberdade de expressão, a liberdade religiosa etc. A ponderação é muito importante sobre esse assunto tão relevante para a nossa vida.
Jesus não apenas fala de liberdade, Ele próprio é a Liberdade!
No livro de Isaías, na Bíblia pode ler-se “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e dar vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor.”
Jesus é a verdade. Isto pode nos fazer pensar, possivelmente até um ponto de medo, sobre a responsabilidade dada por Deus de entendermos a verdade. Para prevenir que sejamos esmagados por esta provocante passagem, não devemos perder esta grande promessa anexada neste excerto. Jesus acrescentou: "A verdade vos libertará" João 8: 32 in Bíblia

A VERDADEIRA LIBERDADE ESTA EM JESUS CRISTO

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Família SuperStar!


Não é assim tão invulgar encontrar alguém com talento numa família. Difícil é encontrar uma família na qual o talento pareça uma herança, passada de pais para filhos, é o novo Talent Show da SIC se propõe a descobrir: a família mais talentosa do país, na área musical.
Na Igreja de hoje será que temos a verdadeira Família Superstar?!
Hoje, a Igreja tem que se capacitar daquilo que lhe é devido fazer. Impera a necessidade, das congregações terem uma liderança, que saiba o que quer, como quer e com quer (bom seria que com todos). Sabemos que nem sempre isso é possível nem desejável.
Congregações sem liderança, normalmente, não dão fruto! (Mateus 28:19-20)
Cada vez mais congregações têm se enchido com pessoas frustadas, e em vez de permitirem que Deus trabalhe as frustrações, tentam desenfreadamente impor as seus estilos. Famílias Superstar!
Bom seria que realmente a Igreja fosse uma Família SuperStar e não dotadas de Famílias Superstar!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Mensagem do Céu


Estou sem letra por isso… recorro a quem a tem!
Notas do Nosso Pão Diário

Os céus manifestam a glória de Deus.
- Salmo 19:1

A população da terra é agora superior a 6.6 biliões de pessoas. Dependendo de onde vivemos, encontrar momentos de solidão onde podemos contemplar o silêncio do céu nocturno é cada vez mais difícil. Contudo, de acordo com o escritor do Salmo 19, se fossemos capazes de fugir para um lugar onde o único som fosse o bater do nosso coração e a única visão fosse a cúpula das estrelas, poderíamos escutar então a mensagem dos céus.
Num tal momento, poderíamos escutar com os ouvidos do nosso ser interior o testemunho silencioso da criação de Deus, que é de tirar a respiração.
Poderíamos escutar os céus a "manifesta[re]m a glória de Deus" (v.1). E poderíamos assistir assombrados ao firmamento a "anuncia[r] a obra das Suas mãos" (v.1).
Poderíamos escutar quando "um dia faz declaração a outro dia" e enche as nossas mentes com uma consciência clara da esplendorosa criação de Deus (v.2).
Poderíamos maravilhar-nos durante a noite quando o firmamento anuncia deslumbrantemente o conhecimento da obra das mãos de Deus (v.1-2).
O nosso Criador diz-nos "aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (Sal. 46:10). Uma boa maneira de conseguirmos isto é passamosr tempo junto da Sua criação admirando a obra de Suas mãos. Então reconheceremos decerto que Ele é Deus! - JDB


DEUS FALA DA SUA MAJESTADE PELA SUA CRIAÇÃO.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

CONSCIÊNCIA E CONSEQUÊNCIA
 

Diariamente somos submetidos com questões de consciência. Impera a necessidade de escolher entre o que agrada a Deus e o que apela aos nossos próprios desejos, que quase sempre se revelam egoístas.
Os líderes do mundo podem ser tentados pelo suborno e a tomarem decisões imorais, subordinados são solicitados para alterarem valores ou a arquivar relatórios falsos. Os estudantes muitas vezes são sujeitos tentações para copiarem sendo uma forma de enganar.
Como indivíduos com boa formação educacional encaramos estas situações na nossa via diária que são autênticos testes à consciência e de maior importância se tornam quando somos Cristãos. Ajudam-nos a ver se somos sérios no que concerne à integridade que Deus espera de nós. Sabemos que as nossas opções terão consequências boas e más, mas o verdadeiro teste vem quando temos que decidir o que fazer.
Qual é a maior salvaguarda de tomarmos decisões erradas? Confiar que Deus tem cuidado de nós quando optamos pelo que está correcto, a despeito das consequências.
Em Daniel 3, Sadraque e os amigos tomaram a decisão de não se curvarem diante da imagem de ouro. Eles ousaram desobedecer ao rei porque confiavam em Deus. Disseram que mesmo que o Senhor não os livrasse, ainda assim confiariam n’Ele in Bíblia Sagrada (vs.17,18).
Quando nos deparamos com questões de consciência, também podemos fazer o que está certo – e deixarmos as consequências com Deus.
Se a palavra de Deus guia a tua consciência, deixa que a consciência seja o teu guia.
(adaptado)

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Jesus fará um caminho













Jesus fará um caminho pra ti
onde ainda não se vê, condição
ou possibilidade alguma
Jesus importa-se com o seu sofrer
e nesses dias vai trazer direcção
que vai mudar a sua vida

A noite acabará
E o seu dia chegará
E o milagre que esperas acontecerá
Deus não falha com tu
E tudo que Ele disse, Ele vai cumprir

Maravilhas Deus fará
Abundância Deus trará
Quando Israel cercado estava
Deus abriu o mar
Deus fará um caminho
e as portas que você precisa Ele abrirá.

Acho que todos nós já vivemos noites longas na nossa vida, noites essas que pareciam sem amanhecer. Noites que vêm para abalar nossa fé e arrancar nossa esperança no Senhor. Pois bem, eu já vivi esses momentos. Achei que o Senhor tinha se esquecido de mim; Como fui fraco, que fraqueza! Como poderia um Pai amoroso como o nosso Deus esquecer de mim. Um Pai que deu o seu ÚNICO filho, o melhor que ELE possuía por AMOR, se esqueceria de mim?! Jamais! Deus não falha e nunca falhará comigo nem contigo e tudo que ELE prometeu vai se cumprir. O nosso DEUS fará maravilhas em seu favor, e fará coro comigo.
“5A sua cólera dura só um momento. A sua boa vontade dura a vida inteira. Posso chorar uma noite inteira,mas sei que pela manhã virá a alegria. ”Salmos 30:5 (O Livro)

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O burro que jogava poker

Cá se, fazem..., Paulo Baldaia, Chefe de Redacção

Num país civilizado, presume-se a inocência até prova em contrário. Nesse país, é preferível deixar um culpado em liberdade do que condenar um inocente. Mas já não há países assim. Em Portugal, por exemplo, expurgar a culpa é atribuí-la a alguém.

No caso "Maddie", sentimos desde cedo que o Mundo nos achava culpados de ter deixado levar a menina inglesa e, por isso, respirámos de alívio quando pudemos colocar os ingleses sob suspeita. Primeiro Murat, depois o casal McCann.

Suspeitos que não são culpados nem inocentes, mas suspeitos para sempre. Suspeitos porque não choram em público, porque contratam advogados para os defender, porque regressaram a casa.

Sem provas inequívocas, há até quem recorra a um psiquiatra para garantir que "o rosto de Kate esconde algo. Como um jogador de poker". É assim que queremos julgar este caso? Sem o baralho todo mais vale jogarmos ao burro, é um jogo fácil e todos os portugueses sabem jogar.

O que é feito da presunção de inocência? Que é feito da nossa memória? Não vimos já demasiados casos de suspeitos que eram totalmente inocentes? E, mesmo que venha a provar-se a culpa dos McCann, que necessidade temos de os estar a julgar antes dos tribunais?

O pior de tudo isto é que estamos a ajudar a criar uma forma de fazer justiça em que a próxima vítima pode ser qualquer um de nós.

Acontece muitas vezes, quem investiga forma uma convicção de culpa e, incapaz de apresentar provas irrefutáveis em tribunal, faz julgamentos na praça pública com a ajuda de jornalistas também eles convencidos da culpa.

Não é uma convicção do comentador, é o testemunho de um jornalista que já viu isto acontecer demasiadas vezes.
Instituto CanZion - Instituto Canção! "Cada vez mais perto de ti…"

Desde o passado dia dia 11 (terça-feira) Zeza (Maria José), José Carlos, Ana, Josias e Josué, membros da igreja Evangélica Renovação, no Porto irão irão permanecer em Espanha até final do ano, no Instituto CanZion Espanha. Esta escola de louvor e música (Instituto CanZion -cujo fundador é Marcos Witt), convidou-os para integrarem a equipa de coordenação em Portugal. Este convite já vem desde Novembro 2006, e desde essa altura têmorado e buscado a vontade de Deus. Depois de todo este tempo, O Senhor temconfirmado cada pormenor. Vão fazer a graduação por este instituto, no equivalente a dois anos em quatro meses! A Ana e o Josias farão o ensino doméstico com o programa escolar português, e durante este tempo a Zeza e o José Carlos serão os seus professores. No final do ano regressam a Portugal afim de fazerem a preparação da abertura da escola no nosso país, que abrirá portas em Fevereiro 2008 como extensão. Ainda não é certo onde funcionará (Porto ou Lisboa). Durante este período permanecem com o apartamento em Portugal, apesar de terem que alugar um outro em Valência para a família, cuja mensalidade ronda os 500 euros. Os custos de sustento serão da responsabilidade deles, a graduação e estudos será por conta do Instituto CanZion.
Divulga este informação.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007


Cuidados Divinos
"lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
1 Pedro 5:7 in bíblia
Naturalmente, a pergunta levanta-se, "se Deus importa, porque não faz alguma coisa?"
A resposta é que Deus tem feito já algo. Agora é nossa vez de agir. Deus redimiu a humanidade e ajustou-nos livres do domínio da escuridão pelo sacrifício da sua morte na cruz, no Calavário. Agora devemos nós acreditar na palavra de Deus, na bíblia e agir nela. A verdade, é que, ainda que possa ser difícil de aceitar, Deus está a fazer já tudo para nos ajudar. Mas, nós frequentemente, estamos a obstruir a ajuda Deus em nossas vidas pela nossa falta de crença e estamos a agir de forma contrária às instruções da Palavra de Deus.
A solução deve pedir a Deus que o auxilie a ver verdade e agir por intermédio dela. Nós devemos pedir a Deus que nos mostre como podemos parar de nos esconder d'Ele das bênção que Ele tem para nós.
Lembre-se: Deus importa-se comigo e com tudo que me diz respeito.

terça-feira, 11 de setembro de 2007


United States under attack!
Todas as estações televisivas não ficaram indiferentes a tamanho notícia. No dia 11 de setembro de 2001, dois aviões destruíam as torres gémeas do complexo de World Trade Center, em Nova Iorque. Outro avião embate contra o Pentágono e um terceiro, que muito provavelmente tinha como destino Washington, foi abatido perto de Pittsburg. O mundo ficou perplexo. Os EUA estavam a sofrer um ataque. E esse mesmo ataque transmitido pela televisão, ao vivo, e assistidos por pessoas em todo o mundo.
      Os ecrãs mostraram os prédios incendiados, sem que fosse possível conter tamanha tragédia, os apresentadores das emissoras de televisão tentavam explicar o que parecia inexplicável: dois aviões haviam se despenhado contra o símbolo maior do capitalismo  dos EUA e outro destruíra parte do Pentágono (Forças Armadas dos EUA). Os aviões que intervenientes no maior ataque terrorista da História mostraram que as defesas do Estado mais poderoso do mundo não eram tão impenetráveis quanto se pensava. Quantos mortos? As primeiras notícias chegaram a apontar cerca de 6 mil vítimas. Quem tinha feito aquilo? Osama bin Laden, respondeu ao governo Bush, indicando o fundamentalista saudita como principal suspeito de ser o mentor dos atentados em New York e Washington.
“Confia no Senhor de todo o teu coração”, assim como uma criança confia no seu pai. “Não se turbe o vosso coração”, disse Jesus, “credes em Deus; crede também em mim” (João 14.1). Descanse no Senhor, mesmo não compreendendo a situação actual. Creia que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm. 8). in Bíblia Sagrada.

Em quem confiar no meio do "caos"
A confiança em Deus não elimina a oração. Antes pelo contrário, é por confiarmos no Senhor que levamos a ele os nossos pedidos. Em seguida, precisamos aprender a usufruir o descanso que a confiança proporciona. A criança confia no pai e por isso descansa, não se preocupando com o alimento do dia seguinte.

Quando entramos num transporte público e adormecemos, estamos a confiar a nossa vida aos cuidados do motorista. Confiemos em Deus, entregando-lhe a direcção da nossa existência. Confiança é um dos aspectos da fé. Contudo, confiar é mais do que crer. Confiar é entregar-se.

O descanso daquele que confia não deve ser confundido com negligência. A confiança no Senhor não serve como desculpa para a nossa preguiça. A fé conduz à acção e não à inércia. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e depois descansar em Deus, confiando que ele cuidará daquilo que nós não podemos fazer.
Concordo plenamente com a frase de uma amigo, "Deus só actua quando não nos é impossível fazer mais".

A razão do que está doente é que a morte é certa. Pela fé buscamos a cura.
A razão pode pode produzir desespero. A fé é produz esperança.
A razão avalia as circunstâncias. A fé é baseada na palavra de Deus.
A razão anuncia derrota. A fé proclama a vitória.